terça-feira, 26 de dezembro de 2006

The Day After Tomorrow

Título Original: The Day After Tomorrow
Título em Português: O Dia Depois de Amanhã
Realizado por: Roland Emmerich
Actores: Dennis Quaid, Jake Gyllenhal, Emmy Rossum
Data: 2004
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 124 minutos
M/12Q
Cor, Som






O Dia Depois De Amanhã é dos poucos filmes acerca das consequências drásticas para a espécie humana da subida do nível das águas, provocada pelos níveis de poluição, acumulada ao longo destes anos. Há que ter em conta que é um cenário catastrófico e exagerado, mas ainda assim é baseado em dados científicos e é algo que devemos ter em conta como possibilidade efectiva(dentro deste tema, temos o filme “Waterworld”(1995), a título de exemplo, em que um homem e uma mulher procuram terra firme num planeta aparentemente coberto na sua totalidade de água).
Jack Hall é um climatologista cujo filho, Sam Hall, está em Nova Iorque. Jack e os seus colegas de trabalho começam a ter indícios de que algo grandemente destruidor poderá acontecer a nível do clima. Hall bem tenta avisar o governo, mas é ignorado pelo vice-presidente americano. Em termos científicos, o que acontece é que com o degelo dos glaciares, a água fria mistura-se com a corrente do golfo, cuja temperatura normal permite que Nova Iorque tenha Invernos com temperaturas na zona dos 10/20 graus negativos centígrados enquanto, no mesmo paralelo, Lisboa tem temperaturas baixas mas acima do zero. Com essa mistura, a temperatura da corrente do golfo desce inesperadamente 13 graus, desregulando o ciclo hidrológico das zonas que banhava. Assistimos a vários furacões a destruir Los Angeles, todos eles muito perto uns dos outros e formando-se rapidamente. Para além disso, com a subida do nível médio das águas (provocado pelo já referido degelo), forma-se um gigantesco maremoto, que atinge Nova Iorque. Após este “tsunami”, com a descida das temperaturas, a água transforma-se em neve e grande parte desta cidade fica coberta por metros e metros dela. Sam e os amigos, juntamente com mais um grupo de pessoas, abrigam-se numa biblioteca próxima, por ser um sítio alto, onde inicialmente a água não poderia chegar. Noutro plano, a mãe de Sam, a médica Lucy Hall, tenta arranjar uma ambulância para sair do hospital que está sobre a ameaça da tempestade, juntamente com uma criança que sofre de cancro, que só pode ser transportada pelo dito meio de transporte
Grande parte das pessoas, vendo que podiam caminhar sobre a neve que caíra, saem à rua, tentando caminhar para Sul, como havia aconselhado o governo, depois de verificar que estava errado quanto aos indícios de Jack e a sua equipa, para onde a tempestade não os pudesse atingir. Sam, a conselho do pai, tenta impedir as pessoas de saírem à rua, mas ninguém lhe dá ouvidos, ficando ele, os amigos e mais um grupo de pessoas no recinto. A partir daqui, podemos assistir à tentativa corajosa de Jack Hall ir ter com o filho, enquanto o olho da tempestade recentemente formada está prestes a passar por Nova Iorque, indo gelar ainda mais a cidade de ponta a ponta.
Os efeitos especiais são a melhor parte deste filme, conseguindo não só recrear as variadas catástrofes mas também a destruição em L.A. e Nova Iorque. Vemos carros a serem projectados, a chover pedras enormes de gelo, ventos assombrosos, uma onda gigante, uma tempestade de proporções bíblicas. Tudo com uma mãozinha das tecnologias cinematográficas. Este é daqueles filmes que, infelizmente, pode passar do ecrã para a realidade.

Nota: 3/5

Outras Notas:
Miguel Patrício: 0/5
David Bernardino: 1/5
RMC: 2/5
Pedro Mourão-Ferreira: 3/5

Sem comentários: