quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Mission Impossible III

Título Original: Mission Impossible III
Título em Português: Missão Impossível III
Realizado por: J. J. Abrams
Actores: Tom Cruise, Philip Seymour Hoffman, Laurence Fishburn, Michelle Monaghan
Data: 2006
País de Origem: Estados Unidos/ Alemanha
Duração: 126 minutos
M/12
Cor, som





Há trilogias que, do primeiro para o terceiro filme, perdem a piada. Ao irmos ver um filme denominado “Missão Impossível”, as nossas expectativas até podem baixar, visto o rótulo óbvio de filme de acção do qual às vezes os espectadores parecem fugir, alegando o facto dos filmes de acção serem constituídos por explosões, torturas, grandes carros, algumas perseguições, lavagens de dinheiro, máfia, por aí fora. Não que isso seja o problema. O problema é que já está usado. Há que inovar, por isso. Contudo, este Missão Impossível III pareceu-me o melhor da trilogia. O mais realista, o mais emocionante, um início bem original. Realista porque Ethan Hunt magoa-se, corre mas cansa-se, tenta saltos dificílimos e nem sempre chega em condições ao outro lado e o “mau da fita” nem sempre escapa ileso, mas também tem as suas pequenas vitórias.
A história não tem nada de mais. Ethan Hunt, um agente especial, tem de apanhar um traficante internacional de armas, sem expor o seu nome verdadeiro para assim proteger a sua companheira. Este traficante não tem qualquer tipo de sentimentos pelos que o rodeiam, servindo-se deles sem a menor hesitação, e eliminando facilmente os seus inimigos. De início, Owen Davian, o traficante, até é capturado. Mas no local de chegada do avião onde este está preso está um contacto seu que o consegue recapturar, para longe das mãos das forças de segurança. Aí é também reiniciada a busca ao mesmo, tarefa muito mais complicada agora. Uma das formas que é arranjada para isso é indo a Roma, onde se sabe que Owen Davian estará. Mais especificamente no Vaticano. Mas a maneira como Ethan quebra a apertadíssima segurança desta “cidade-estado” tem muita qualidade. Todo o tipo de disfarces e “gadgets” para cumprir a sua missão são muito variados, originais e até ousados. A cena em que Ethan se disfarça de padre é notável. O problema de Ethan, nesta caça ao homem, será sempre a protecção da sua namorada.
Penso que quanto ao enredo não será necessário prolongar-me mais. Mas o resto do filme é sem dúvida aquilo que o faz sobressair de um normal filme de acção. Não fazem da personagem principal um super-homem que salta de prédio em prédio sem se magoar nem um ser que cai no chão, saltando de uma altura de uns bons metros, e recomeça a correr a seguir. Temos realismo em Missão Impossível III. Na última meia hora, há cenas em que deduzimos certos acontecimentos como garantidos mas em que se revela o oposto – uma expressão que se traduz na palavra reviravolta. Podem contar com ela(s) neste filme. A destacar a enorme actuação de Philip Seymour Hoffman, enorme mesmo. Poucos farão papeis tão bons e distintos como este e aquele em “Capote”, que segundo consta, é uma imitação genuína do escritor. O elenco também ele é muito bom. É um bom filme de acção, este Mission Impossible.

Nota:

Outras Notas:
David Bernardino:

Pedro Mourão-Ferreira:

1 comentário:

Anónimo disse...

o melhor dos 3