sábado, 16 de dezembro de 2006

Aliens

Titulo Original: Aliens
Titulo Português: Alien 2: O Reencontro Final
Realizado por: James Cameron
Actores: Sigourney Weaver, Michael Biehn, Bill Paxton, Lance Henriksen, Paul Reiser
Data: 1987
País de Origem: Estados Unidos/Reino Unido
Duração:137 min
M/16
Cor e Som




James Cameron retoma o trabalho de Ridley Scott com um filme de ficção científica e terror que bate o original.
57 anos após os acontecimentos de Alien: o Oitavo Passageiro, a nave de Ripley (Sigourney Weaver) é encontrada à deriva no espaço e a sua única ocupante num estado de longo sono que lhe permite manter as funções vitais. Após ter regressado à Terra, Ripley é informada de que o planeta de onde o alien era oriundo havia sido colonizado entretanto. Apesar dos seus esforços em avisar a companhia colonizadora de que os colonos estavam em perigo e de ter coontado a sua história ninguém leva Ripley a sério... Até que é perdido o contacto com o planeta colonizado. Não querendo correr riscos quanto à veracidade da história de Ripley, uma equipa de soldados especiais são destacados para averiguar o que se passa. Ripley acompanha-os como conselheira. E está lançado o enredo base para aquilo que será uma grande aventura. Logo quando os soldados entram nas instalações dos colonos deparam-se com um cenário sombrio, mas nada lhes poderia acontecer visto eles estarem armados até aos dentes, seja com poder de fogo seja com detectores de movimento. Logo começa a carnificina. Os poucos soldados sobreviventes deste primeiro ataque dos Aliens desempenharão o os principais papeis no resto do filme. De destacar o jovem cabo Hicks(Michael Biehn) que rapidamente ganha a simpatia do público pela sua coragem, inteligência e humildade, e o soldado Hudson(Bill Paxton) pelo seu insaciável humor sarcástico campónio. O único sobrevivente que Ripley e os restantes conseguem encontrar é uma pequena rapariga de uns 10 anos, interpretada brilhantemente pela jovem Carrie Henn, que infelizmente não voltou a participar em nenhum filme.
Aquilo que se segue é uma excepcional aventura de sobrevivência e companheirismo enquanto esperam que a nave de recolha volte para recolher os soldados sobreviventes. Pelo meio não faltam grandes emoções, hordas de Aliens sanguinarios e a principal atracção: a Alien mãe, ou a rainha. As revelções feitas por algumas personagens e certas acções cobardes ou corajosas de outras vão delinear o destino deste estranho grupo.
Tecnicamente o filme é excelente. Os efeitos especiais são de louvar trazendo uma lufada de ar fresco quando comparados com o atrasado Oitavo Passageiro. O ambiente já não é tão claustrofóbico devido às novas e variadas personagens estando o filme recheado com bom humor, mas não se iludam: o último terço do filme é uma autêntica corrida emocional. A dada altura os acontecimentos são tantos e a tensão e tanta que o espectador fica realemente colado ao écran. Ripley é novamente a personagem mais inteligente que consegue manter o grupo vivo, também devido à experiência do primeiro filme. O desempenho de Sigourney Weaver neste último terço do filme é notável já que ela é practicamente a única personagem presente. Recuperamos então o mesmo ambiente do primeiro filme: a solidão. Afinal o filme não era assim tão simples e engraçado como nos fazia querer. Tem também a sua boa dose de terror.
Resumindo, boas actuações, uma história empolgante e bons efeitos técnicos conseguiram de facto fazer um bom filme. Parabens a James Cameron.

Nota:

Outras Notas:
Miguel Patrício: 2/5
Pedro Mourão-Ferreira: 3/5

2 comentários:

Anónimo disse...

adorei este filme. pode nao ter nada papensar mas ta mto bem feito. emocionante mesmo

Anónimo disse...

as notas sao um abuso