sábado, 2 de maio de 2009

Naruto

Título Original: Naruto
Título em Português: Naruto
Baseado no manga de: Masashi Kishimoto
Actores: Junko Takeuchi ,Noriaki Sugiyama, Chie Nakamura ,Kazuhiko Inoue, Hōchū Ōtsuka, Kujira, Masako Katsuki
Data: 2002
País de Origem: Japão
Duração: 25 minutos (aprox)
M/12Q
Cor, Som


Posso começar por referir animes como Bleach, Full Metal Alchimist, One Piece ou até mesmo Death Note como grandes obras de arte que revolucionaram desde o tempo de Son Goku e Tsubasa o género. Mas um em particular atingiu o estrelato de uma forma tão impressionante que se tornou um sucesso mundial como à muito não se via, dá pelo nome de Naruto; da autoria de Masashi Kishimoto estreou-se, no formato manga em 1997 e recebeu criticas muito positivas, o que levou à sua adaptação para anime no ano de 2002. Corria o ano 2004, quando tomei conhecimento desta serie e desde então que não mais deixei de seguir.

Uzamaki Naruto, é um rapaz de 12 anos com um sonho muito peculiar, pretende ser Hokage, que significa ser chefe da aldeia e o ninja que supostamente é o mais forte, contando para isso com uma enorme força de vontade que compensa alguma falta de aptidão para ser ninja. O seu destino ficou traçado no momento em que uma raposa de nove caudas, umas das bestas lendárias, atacou Konoha (a aldeia de Naruto) e o Quarto Hokage aprisionou-a dentro dele. A aldeia olhava Naruto com desprezo durante toda a sua infância, o que motiva a sua entrada para a academia onde poderia vir a dar os primeiros passos para finalmente realizar o seu sonho e ser reconhecido e respeitado por todos. A sua passagem por a academia é marcada pelas más notas e pelas constantes brincadeiras parvas que tem, mas com a ajuda do seu professor Umino Iruka consegue acaba a academia tornando-se genin (o nível mais baixo do rank ninja, tirando que a academia é uma preparação), entrando assim para a equipa 7 onde vai encontrar o seu destino. Esta equipa liderada por talentoso e mítico jounin Hatake Kakashi, conta com a presença de Haruno Sakura e Uchiha Sasuke, sendo este a par do irmão os últimos membros do clã Uchiha. O tão renegado rapaz começa a sua aventura que o leva por caminhos nunca antes caminhados e que o leva finalmente a fazer amigos que começam a respeitar e a admirar a sua força de vontade e a sua capacidade de se sacrificar por os outros. Nara Shikamaru, Yamanaka Ino, Akimichi Chouji, Hyuuga Hinata, Inuzuka Kiba, Aburame Shino, Rock Lee, Hyuuga Neji, Tenten, Gaara, Kankurou, Temari compõem as outras equipas além da de Naruto. Apesar da rivalidade existente, os laços de amizade vão-se criando e fortalecendo com as diversas missões. Para além destes, Naruto pode contar com Jiraya e Tsunade, os dois dos três lendários Sanins. E é com o terceiro Sanin que a história de Naruto é projectada para um enredo que vai perdurar até Naruto Shippudden. Orochimaru, o terceiro sanin, pretende apoderar-se do corpo de Uchiha Sasuke, convencendo este a juntar-se a ele com intuito de o treinar, para futuramente conseguir o seu objectivo.

Esta serie de Naruto baseia-se essencialmente na busca que Naruto faz por Sasuke, mostrando uma temática muito recorrente, as ligações de amizade. È uma temática extremamente explorada e Naruto refere diversas vezes que quando gostamos de alguém temos que fazer tudo por essa pessoa. A par desta temática outras como a força de vontade, o espírito de sacrifício e até mesmo os afectos amorosos são explorados com algum cuidado. A par com a critica efectuada neste blog sobre o Dragon Ball e sobre Captain Tsubasa, estes temas são sempre os pontos centrais das histórias, tentando transmitir uma moralidade que à muito parece perdida. Como exemplo, situações em que Naruto, devido à sua pequena mas intensa experiência de vida, ensina aos outros o importante que é ultrapassar os obstáculos colocados pela sociedade, tendo que lutar sempre pelos nossos sonhos, e mostrando o poder que amizade desempenha nessa jornada.

A nível de desenho, Naruto apresenta uma qualidade impressionante, nunca parecendo lento, nem mesmo nas cenas de batalha frenéticas com imensos efeitos visuais. Aproveitando as deixas, as cenas de batalha estão muito bem conseguidas, sendo que alguns casos são capazes de nos deixar de boca aberta. A banda sonora desempenha um papel fundamental, apresentando uma qualidade soberba trazendo-nos músicas como “Go” ou mais conhecida por “Figthing Dreamers”, a música que acompanha Kakashi que nos transmite uma sensação de relaxamento e de “deixa andar” típica do personagem, ou até mesmo a música de Rock Lee que espelha toda a energia que é transmitida pelo rapaz de sobrancelhas grandes. Todas as personagens têm as suas características muito específicas, nunca nos deixando desiludidos, transmitindo os problemas típicos dos jovens. Em alguns casos apresentam-se com tendências estranhas, noutros casos podem até ser irritantes devido a uma falta de atitude. Mas no geral são muito completas, e sobretudo aprendem com os seus erros.

O problema de Naruto passa essencialmente por duas fases: primeira o extenso leque de episódios “filler” que estragam um bocado a dinâmica da história e por vezes não têm sentido e das piadas que apesar de desempenharem um papel importante, por vezes são demasiado exageradas influenciando negativamente um bocado uma sequência histórica e retirando até algum sentido de moralidade que a situação poderia transmitir. Naruto continua com Naruto Shippudden, mas deixo isso para outra critica, visto a história ser totalmente diferente, e ter evoluído muito positivamente corrigindo alguns erros do passado.

Nota : 5/5

Outras Notas:
David Bernardino: 3/5
Pedro Mourão-Ferreira: 3/5

2 comentários:

Luis Felipe disse...

Eu adoro Naruto, sou fãnzasso...
Eu tamb´rm tenho um blog com uns desenhos que faço olha lá: luisfelipedesenhos.blogspot.com

Pedro Silva disse...

Obrigado pelo comentário, e irei passar pelo blog.