sábado, 27 de janeiro de 2007

Sleepy Hollow

Título Original: Sleepy Hollow
Título em Português: A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Realizado por: Tim Burton
Actores: Johnny Depp, Christina Ricci, Michael Gambon, Jeffrey Jones, Christopher Walken, Christopher Lee
Data: 1999
Países de Origem: Estados-Unidos/ Alemanha
Duração: 105 min.
M/16Q
Cor, Som






Após os grandes êxitos, como "Edward Scissorhands", "Batman" e "Batman Returns", Tim Burton realiza um novo filme em 1999: "Sleepy Hollow". Mais uma vez, Tim Burton aposta em Johnny Depp como personagem principal (já em "Edward Scissorhands", Johnny Depp era o protagonista da história). Baseado no livro "The Legend of Sleepy Hollow", "Sleepy Hollow" consegue criar um ambiente tenebroso e cómico ao mesmo tempo.

Ichabod Crane (Johnny Depp) é um detective que foi encarregado de investigar um caso em Sleepy Hollow: o caso do cavaleiro sem cabeça. Quando chega, conhece uma rapariga, Katrina Van Tassel, que o ajuda a desvendar o mistério. Sendo Ichabod um homem da ciência, faz tudo para provar que não é magia, mas sim truques de ilusão para enganar o povo. No entanto, quanto mais invetsiga, mais confuso fica, sem saber no que acreditar: é confrontado com o misterioso cavaleiro sem cabeça começando a desacreditar de todo ensino que teve. Ichabod começa a ter analepses da sua infância sabendo que terá que enfrentar os seus medos para desvendar o mistério por de trás de Sleepy Hollow.

A realização de "Sleepy Hollow" é muito parecida com a de "Charlie and the Chocolate Factory", embora não tenha o "toque" finíssimo encontrado no penúltimo filme realizado por Tim Burton. Danny Elfman, compositor do filme, consegue demonstrar bem as cenas de violência através da música, capaz de mudar, de repente, numa situação de amor ou cómica. O elenco é riquíssimo envolvendo actores de primeira como Johnny Depp, Christopher Walken e Christopher Lee. Johnny Depp é quem interpreta melhor o seu papel: vemos em Ichabod Crane uma personagem cómica, mas ao mesmo tempo triste e confusa. Se retirássemos a violência, poderia bem ser um filme destinado para crianças. Um filme divertido mesmo sendo violento com uma boa realização, um excelente elenco, uma banda sonora acessível contendo efeitos especiais muito bons, dando ênfase ao desenrolar da acção.

"Villainy wears many masks, none of which so dangerous as virtue" - Ichabod Crane

Nota: 3/5

Sem comentários: