quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Boyz N The Hood

Titulo Original: Boyz N The Hood
Titulo Português: Rapazes do Bairro
Realizado por: John Singleton
Actores: Laurence Fishburn, Cuba Gooding Jr, Ice Cube, Morris Chestnut
Data: 1991
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 107 mins
M/12Q
Cor e Som









John Singleton realiza um excelente filme que consegue retratar na perfeição a evolução de um pequeno grupo de miudos que vive num ghetto do Sul de Los Angeles. Como acontece muitas vezes, o titulo deste filme é muito infeliz. Boys n the Hood passa um aspecto demasiado gangsta e criminoso, quando na realidade não é isso que o filme aborda. Furious (Laurence Fishburn) é a alcunha de Jason Styles. Tre Styles (Cuba Gooding Jr.) é o seu filho. Os pais de Tre estão separados, por isso ele vive com a mãe e com cerca de 11/12 anos Tre é forçado a ir morar com o pai num ghetto de Los Angeles. Dessa forma é criado pelo seu pai, criando uma forte relação de amizade e confiança com este. É nesta altura que Tre faz os seus melhores amigos: Doughboy (Ice Cube), um rebelde que insiste em impressionar e arranjar sarilhos, e Ricky (Morris Chestnut), um apaixonado do futebol americano e com uma personalidade humilde. Doughboy e Ricky são irmãos. 7 anos mais tarde (onde entram os actores adultos que interpretam as crianças, após cerca de 25 mins de filme) eles continuam juntos. É aí que se introduz então o verdadeiro tema do filme, por muitos ignorado: a escolha de Tre entre a sensatez do seu muito inteligente pai ou a diversão e os sarilhos dos amigos. São-nos apresentados então uma série de episódios diários vividos por Tre individualmente ou em grupo, episódios comuns na mentalidade de jovens de 18/19 anos que vivem naquele ambiente: brigas entre gangs, perda de virgindade, etc, e talvez seja isso que faz com que este filme seja um pouco mal visto. O público tende a ver Rapazes do Bairro como um filme de gangsters simples passado num ghetto, o que não é verdade. Prefiro dizer antes que é uma análise bastante realista da vida deste grupo de jovens. A cena perto do final do filme em que Tre tem de tomar uma decisão decisiva entre o conselho do pai e o sentimento de amizade que tem por Ricky, o seu melhor amigo. É uma cena simples, mas memorável, tocante e que origina algumas questões sobre as quais devemos reflectir... Dentro deste grupo de jovens, Tre acaba por ser o sábio, o mais razoável e sensato. É ele quem costuma aconselhar os amigos e chama-los à razão.
As actuações estão muito boas. Laurence Fishburn está excelente como sempre foi. Cuba Gooding Jr. está ainda melhor. Ele é um actor que muitas vezes faz papéis secundários e quando consegue um principal acaba por ser numa comédia ou noutro filme de qualidade duvidosa. Em Rapazes do Bairro consegue de facto demonstrar que é um actor de topo. Ice Cube é um daqueles actores a quem normalmente torcemos o nariz, mas não existe nada de negativo a assinalar, antes pelo contrário. O mesmo se pode dizer de Chestnut e de todos os outros actores. Não existe nenhum efeito óptico de fotografia nem efeitos especiais, acabando por conferir um clima sério e realista ao filme.
Todavia podia existir uma maior exploração de algumas situações e por vezes é demasiado pretencioso como por exemplo Babel. Boyz N The Hood é um excelente filme dramático que não deve de todo ser menosprezado.

Nota: 3/5

4 comentários:

Anónimo disse...

filme horrivel

Anónimo disse...

Show de bola, se espera algo como batmam, homem aranha ou branca de neve, esquece o filme possui um conteudo muito bom e não é para qualquer pessoa, mas se é inteligente vai gostar com certeza.

Anónimo disse...

Uns Dos Melhores Filmes De Concientização Que Eu Já Assisti,Na Época Ensinava-se Sobre A Aids A Até Como Viver-se No Guetto,Enfim,Fantástico!...

Anónimo disse...

ótimo filme, recomendo a todos