terça-feira, 30 de setembro de 2008

Snatch

Titulo Original: Snatch
Titulo Português: Snatch - Porcos e Diamantes
Realizado por: Guy Ritchie
Actores: Brad Pitt, Jason Statham, Vinnie Jones, Dennis Farina, Benicio Del Toro, Rade Serbedzija, Stephen Graham
Data: 2000
País de Origem: Reino Unido/Estados Unidos
Duração: 104 mins
M/16
Cor e Som




O que acontece quando vários homens são metidos a correr atrás de um saco de diamantes e só um e apenas um o pode obter? Acontece a palhaçada que aqui irão ver. Guy Ritchie, antes de enlouquecido por Madonna, criou um género e estilo únicos ao realizar o genial Lock Stock and Two Smoking Barrels, que pessoalmente considero a sua maior obra. Nesse filme frouxo e desengonçado era-nos apresentado o crime inglês em forma de humor negro luxuoso, cheio de ironia, estilo e situações de fechar os olhos de prazer. É dois anos depois que Ritchie volta com Snatch, na tentativa de refinar e aprofundar o estilo marcado por Lock Stock. Para isso chama Brad Pitt, Jason Statham, Vinnie Jones, entre outras estrelas, para criar personagens únicas, de carácter vincado e com pormenores tão deliciosos que as tornam ímpares: um pugilista cigano, um manager ilegal, um velho mafioso que tem fantasias com porcos, dois ladrões incompetentes, um gangster russo, enfim, um leque de personagens rico e inesquecivel que é posto numa teia de interesses e pequenos/grandes delitos que vão originar as mais caricatas situações, tudo em volta de uns famosos diamantes. Snatch, ao lado de Lock Stock, é o apogeu da comédia, que só consegue ser igualada pelos toques de Tarantino de quem, aliás, se notam influências, no estilo e humor negro. Até os nomes das personagens são ridiculos só por si, desde Brick Top, a Franky Four Fingers e Bullet Tooth Tony.
São estas personagens que fazem o filme. O sotaque cigano incompreensivel de Brad Pitt, a frieza e bestialidade de Vinnie Jones, a calma e o pensamento de Statham, os óculos "cu de garrafa" do velho mafioso Brick Top e até o charuto de Dennis Farina são adereços indispensáveis. Outro marco é a selecção de faixas musicais com o toque groovy que acompanham a acção, nunca deixando abrandar o ritmo, bem como a edição e a fotografia.
É complicado criticar Snatch, pois é um daqueles filmes que se deve ver, rir e apreciar, não é um filme para ser pensado, e nisto Guy Ritchie é o melhor. É o tipico filme-pândega de homem para se rir com os amigos, tal como Death Proof. Mais uma vez Guy Ritchie concretiza o seu plano mestre de executar uma película que marcou uma geração e que o levou para a ribalta. Todos os segmentos são pensados e nada é posto ao acaso, mas também nada é explicado ao espectador, é preciso estar atento à acção, senão tudo parecerá ainda mais louco do que já é. Só mesmo superado por Lock, Stock and Two Smoking Barrels e, num paralelo, Pulp Fiction.

Nota:

Outras Notas:
RMC: 5/5
Pedro Mourão-Ferreira:

Sem comentários: