sábado, 3 de março de 2007

The Constant Gardener

Título Original: The Constant Gardener
Título em Português:
Fiel Jardineiro
Realizado por:
Fernando Meirelles

Actores:
Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Bill Nighy

Data:
2005

País de Origem:
Alemanha / Reino Unido

Duração:
129 minutos

M/16Q

Cor, Som






Justin Quayle é um diplomata do alto comissariado inglês no Quénia, em África. É um homem discreto, pacífico, e jardineiro nos tempos livres. Uns anos antes de ir para este o continente africano, conhece Tessa, mulher inconformada que não tem medo de defender a sua causa, normalmente de carácter humanitário, e que expõe sem receios tudo o que há de injusto em redor dessa causa. Mesmo junto das pessoas menos indicadas para o fazer – geralmente, os presumíveis responsáveis por essas injustiças.
Já casado com Tessa, Justin parte para África. Aí, o cenário a nível humanitário é aterrador: o combate á sida e à tuberculose e a respectiva vacinação estão na ordem do dia. Na localidade onde habita o casal inglês, as filas para a obtenção de tratamentos ou assuntos relacionados com as duas doenças são permanentes e enormes. Apesar de tudo parecer razoavelmente correr bem, Tessa desconfia do esquema que rodeia as farmacêuticas que fornecem os tratamentos, alegadamente por estarem a fazer da população local cobaias para testarem os seus produtos, havendo riscos variados de contaminação, doença, etc. “Tess” começa a investigar e a procurar informações com outras pessoas, via Internet, sem Justin saber, para não o colocar em risco, visto o seu cargo respeitável. Um dia, Tessa é encontrada morta, juntamente com um amigo do casal, Arnold Bluhm, que poderia estar a ajudá-la nos seus projectos.
É sobre a morte de Tessa que se desenvolve o filme e o percurso de Justin. Este não saberia de nada, e teve de procurar pessoas que conviviam com a mulher, pessoas que a mulher procurara ajudar, até porque não pôde arranjar pistas vasculhando as coisas dela, todas levadas pela polícia. Entre a Europa e África e sob várias identidades, o diplomata vai tentando perceber o móbil por trás do homicídio da mulher, navegando dentro do perigoso mundo dos interesses políticos e económicos das empresas farmacêuticas com trabalhos de pesquisa no terceiro mundo. É o seu amor por Tessa que o faz procurar clarificar eventuais relações entre as empresas e alguns eventos estranhos, como desaparecimentos de pessoas e lucros exorbitantes das mesmas.
No que toca á filmagem, gostei bastante da maneira como nos mostram a pseudo paranóia de Justin, tendo este a sensação de que todos o perseguem ou de que tudo o vigia, observando cada passo que ele dá. Os momentos em que o diplomata vê a sua mulher, já depois de morta, em diversos locais onde estivera com ela antes, também estão interessantes, pela emoção contida. Outro ponto importante é também a alternância entre passado e presente, voltando a história várias vezes atrás no tempo. É um filme actual, consciente e realista. Feito sem medo de mostrar a verdadeira condição humana.

Nota:

Outras Notas:
David Bernardino: 5/5
RMC:

Sem comentários: