sábado, 13 de setembro de 2008

Tengoku Kara Kita Otoko-tachi

Título Original: Tengoku Kara Kita Otoko-tachi
Título em Português: The Guys from Paradise
Realizado por: Takashi Miike
Actores: Koji Kikkawa, Tsutomu Yamazaki, Kenichi Endo, Hua Rong Weng, Kenji Mizuhashi, Kazuhiko Kanayama, Nene Otsuka
Data: 2000
País de Origem: Japão, Filipinas
Duração: 114 min.
M/12
Cor, Som








Não é preciso ser-se muito entendido para compreender que em Takashi Miike prevalece um lado luminoso. À parte de toda a brutalidade de uma filmografia pontuada por sangue, vísceras e finais bizarros ou infelizes, reside uma face esperançada num cinema cujo segredo é ir-se experimentando a si próprio. É injusto, portanto, categorizar-mos apenas o cinema de Miike no extremo das sensibilidades, pois por vezes (e já não são assim tão esporádicas) é nos oferecido o prazer da "normalidade" narrativa, mas a um ponto tão particular, que não deixamos de estar a ver um filme do mesmo autor que nos oferecia de bandeja, noutras situações, os intestinos e os crânios desfeitos dos personagens.
Nesta perspectiva, The Guys from Paradise não é um Miike invulgar. Embora não se condense a acção na hipérbole maldita de uma violência exagerada no limite do politicamente correcto, a construção dos personagens, a narrativa a balançar-se no caos e na amizade, a maneira como a câmara se afeiçoa e se move, tudo isso é bastante miikiano num certo sentido. Se a narrativa baseada na fuga à mafia de um grupo de pessoas com os mesmos objectivos nos parece ser uma versão light de Ley Lines (1999), já a mudança de locais para um local asiático subdesenvolvido (denotando, dessa maneira, uma dimensão de estrangeirismo, ou seja, uma certa incomunicabilidade cultural) rememora Rainy Dog (1997) e Taiwan. Não quer isto dizer que Miike se recicle aqui. As referências não servem mais do que provar esse certo enquadramento lógico na obra geral de Takashi Miike.
De todos os modos, e não sendo totalmente novo nem original, The Guys from Paradise é um filme inocentemente usual, entretido sem ser cansativo, e prova como Miike é dos realizadores que melhor se adaptam a qualquer projecto, não o excedendo nem falhando, apenas cumprindo.

Nota: 2/5

2 comentários:

Anónimo disse...

Ahh grande pensão....perdão, prisão! :)

Um dos bons Miike´s!Eu gostei, fez-me recordar em alguns aspectos o The Bird People in China, ainda que não esteja ao seu nivel!
Além de alguns momentos mais excessivos não deixou de ter um lado mais redentor dos seus personagens!E depois claro, Yamazaki + Endo = WIN!

Anónimo disse...

...please where can I buy a unicorn?