quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Enchanted

Título Original: Enchanted
Título em Português: Uma História de Encantar
Realizado por: Kevin Lima
Actores: Amy Adams, Patrick Dempsey, James Marsden, Timothy Spall, Idina Menzel, Susan Sarandon
Data: 2007
País de Origem:
E.U.A.
Duração: 107 minutos
M/6
Cor, Som









Nasceu hoje, dia 5 de Dezembro no ano 1901, um dos homens mais influentes dos desenhos animados. Foi graças a ele que começaram os filmes a longa-metragem feitos em animação. Ele criou o rato mais conhecido de todo o mundo, Mickey Mouse. Walt Disney é o homem de quem vos falo. Em honra dele, vou criticar o mais recente filme da Disney, algo que já não via e me apaixonava desde há muito tempo. Acho que nunca houve um filme que me fez ver de novo no dia seguinte. Estou a falar de "Enchanted", o novo "clássico" da Disney.

"Enchanted", realizado por Kevin Lima que realizou também "Tarzan" (1999), conta-nos a história de uma princesa chamada Giselle (Amy Adams) que deseja encontrar e casar com o seu príncipe encantado e viverem felizes para sempre. Quando o encontra, a madrasta do príncipe, a rainha Narissa, envia a princesa para o mundo real, para não ser destronada. Giselle, chegando a Nova Iorque, vê-se perdida não sabendo como voltar para Andalasia, o país natal dela. Ao deambular pela cidade cai nas mãos de um desconhecido. Robert Phillip (Patrick Dempsey) ajuda Giselle a orientar-se até príncipe Edward (James Marsden) resgatá-la do mundo real. O problema é que ela começa a apaixonar-se por Robert e o baile não facilita as coisas.

Disney já não fazia um filme desta qualidade desde os grandes clássicos como "Snow White and the Seven Dwarfs", "Cinderella", "Aladdin", "The Lion King", entre muitos outros. Os primeiros 14 minutos são feitos em animação a 2D. Foi preciso contratar alguns antigos animadores de 2D para o fazer. O compositor Alan Menken também voltou para, mais uma vez, fazer a banda sonora: relembra as músicas de outros clássicos. Isto tudo foi feito para tentar devolver a magia há muito perdida da Disney. Devo dizer que foi devolvida de uma forma brilhante. Amy Adams faz um papel extraordinário. Desde a interpretação fenomenal da desconhecida actriz Julie Andrews (que, por acaso, é a narradora deste filme) em "Mary Poppins", que esta é a segunda vez que algo acontece no mundo da Disney. Quando o filme deixa de ser animação, a actriz encarna uma típica princesa da Disney usando os mesmos movimentos de braços, mãos e dedos, formas de expressar e de dança tal e qual como as princesas de outros clássicos. Até utiliza trajes quase idênticos aos das outras princesas. Com os sing-alongs todos (sim, os sing-alongs voltaram!) parece que estamos a ver mesmo um clássico da Disney, só que sem animação. É que, ao contrário dos outros filmes animação/mundo real que normalmente são feitos para tentar diferenciar os dois mundos, neste filme isso não acontece. A princesa Giselle, indo para o mundo real, traz a magia toda da Disney atrás e Amy Adams consegue realizar essa função brilhantemente. Sente-se que o mundo real é animação. Músicas como "True Love's Kiss" que nos faz lembrar "When You Wish Upon a Star", "Happy Working Song" o "Whistle While You Work" e "That's How You Know" o "Can't Wait to be King" são típicas referências de antigos clássicos, todas estas cantadas por Amy Adams. Patrick Dempsey, conhecido pela sua performance na série "Grey's Anatomy", faz de príncipe encantado nova-iorquino, Robert Phillip. A sua personagem tenta constantemente alertar Giselle para as diferenças da fantasia e da realidade, mas Giselle opõe-se. Ambos acabam-se por misturar as duas visões. Excelente a maneira como Amy Adams e Patrick Dempsey contracenam. James Marsden faz de típico príncipe encantado e encarna muito bem o papel, mas foge, propositadamente, um pouco aos outros príncipes da Disney para ser mais cómico. Susan Sarandon faz de má neste filme e fá-lo na perfeição. Faz lembrar as madrastas de má raiz de várias princesas da Disney e a má de "Sleeping Beauty", Maleficent. É claro que não podia deixar de haver um animal como personagem cómica, Pip (voz é de Kevin Lima quando este chega ao mundo real).

Por todo o filme existem referências de vários filmes da Disney. A princesa Giselle contém traços de Snow White, Cinderella, Aurora, Belle e Ariel. Actrizes que fizeram a voz de algumas destas personagens aparecem no filme como, por exemplo, Jodi Benson que é a voz de Ariel em "The Little Mermaid". A cena do baile é uma referência aos bailes de "Cinderella" e "Beauty and the Beast" tendo sido recriada de uma forma exemplar. Estas são somente algumas referências tendo já referido outras mais atrás na crítica. Existem muitas mais que vos irão despertar os sentimentos esquecidos de alguns dos grandes momentos dos clássicos.

"Enchanted" é, de certeza absoluta, um encanto para toda a gente que gosta de Disney. Não percam a oportunidade de o ver no cinema. Esta junção de vários clássicos vistas em 14 minutos de animação e o resto em mundo real é brilhante. Ah, e antes que me esqueça, parabéns Walt Disney! Este filme é a prova que as suas ideias ainda permaneceram na cabeça de muitos.

"That's How You Know" - música do filme cantada por Amy Adams

Nota:

Para quem esteja com curiosidade para descobrir as referências todas dos clássicos existentes no filme, vá a este link:

http://en.wikipedia.org/wiki/Enchanted_(2007_film)#Official_references_to_Disney_films

1 comentário:

Anónimo disse...

De volta aos classicos, um filme magico, unico, com grandes interpretaçoes, musicas excelentes, e muuuuuuuuuuuuuuita muuuuuuuuuuuuuuuuuuuita disney.
a essencia da disney voltou, e eu voltei a infancia. E mais k nunca akredito em "happy ending story".