domingo, 24 de dezembro de 2006

The Departed

Título Original: The Departed

Título em Português: Entre Inimigos
Realizado por: Martin Scorsese
Actores:Jack Nicholson; Leonardo Dicaprio; Matt Damon; Mark Wahlberg
Data: 2006
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 151 min.
M/12Q
Cor, Som










Confesso que nunca achei que Martin Scorsese fosse o génio que tantos viam nele, confesso que muito influenciado por Titanic sempre achei Leonardo Dicaprio um canastrão, confesso que sempre achei o mesmo de Matt Damon, e confesso que achava que os dias de gloria de Jack Nicholson estavam terminados.
The Departed foi a prova dos meus erros, Martin Scorsese lidera uma filmagem e uma encenação brilhantes, Leonardo Dicaprio tem uma interpretação fantástica, e Jack Nicholson regressa aos seus bons velhos tempos reafirmando que ainda é um dos melhores actores de Hollywood, só Matt Damon continua fraquinho, mas vamos por partes.
The Departed é uma adaptação da trilogia de Hong Kong: Internal Affairs de Wai Keung Lau e Siu Fai Mak.
O filme apresenta-nos a historia de 2 infiltrados: um deles na polícia(Matt Damon) e o outro no grupo de que faz parte o infiltrado na polícia (Leonardo Dicaprio), o líder desse grupo é Jack Nicholson. Sabemos desde o inicio o que vai acontecer, mas mantém-nos presos a curiosidade de saber como irá acontecer, é como se em The Departed tudo estivesse a girar em circulo e nós espectadores estamos no meio vendo tudo acontecer em nosso torno.
Na polícia temos mais duas interpretações gloriosas: Mark Wahlberg e Martin Sheen, os dois polícias ligados ao Infiltrado, Sheen será o clássico polícia bom,e Wahlberg será um dos melhores personagens de policia alguma vez representados.
A juntar a isto ainda uma nota de destaque para a banda sonora sendo a musica que mais se evidencia da banda de Irish Punk: Dropkick Murphys, um estilo nada habitual em cinema, ainda menos num filme deste género mas que a articulação nas cenas obtém um resultados fantástico.
Um dos melhores filmes de 2006 recomendado.

Nota:

Outras Notas:
David Bernardino:
Azevedo: 3/5
Pedro Mourão-Ferreira:

Miguel Patrício: 3/5

4 comentários:

Anónimo disse...

Aconselho-te vivamente a mais vários filmes com o Leonardo Di Caprio, acho que é um dos melhores actores k por ai anda. E acho injusto ainda nao ter ganho nenhum oscar após as interpretações em filmes como "Romeo+Juliet", "O aviador" e "A praia".

O vosso site esta porreiro!

Pedro Mourão-Ferreira disse...

Mais uma vez, excelente interpretação por parte de DiCaprio. Ele já tinha mostrado o seu potencial no filme "The Aviator" (ganda Cachopo pá a comentar o blog).

Anónimo disse...

critica muito pequena, pouco aprofundada e superficial

Anónimo disse...

O que tem piada em Martin Scorsese, um realizador brilhante na minha opinião, é que ele tentou durante toda a sua carreira fugir ao estereotipo de filmes de gangsters, mas sempre foi catalogado como uma das referências do género. O primeiro grande filme de Martin Scorsese apanhou o mundo de surpresa. Todos queriam saber quem era este realizador e qual seria o seu próximo projecto. Este filme chamava-se Mean Streets, um filme de gangsters que enquanto brilhante como outras referências do género tais como O Padrinho, mostra a vida mafiosa mais abaixo na cadeia alimentar, retratando os mafiosos de rua em Little Italy, Manhattan com grandes ambições e pouco progresso, tanto pessoal como profissional. O filme centra-se sobre quatro personagens: Um dono de um pousio para criminosos de baixo calibre, um mafioso pouco importante com conflitos internos entre as suas ambições profissionais e o seu catolicismo devoto, um bandideco com dívidas até ao pescoço que arrasta os seus colegas cada vez mais para baixo e finalmente um miudo que assassina um soldado de uma família da máfia para ganhar nome. Grandes sequências são filmadas com uma handycam com o intuito de retratar a sujidade e pouco glamour das personagens e do ambiente. A história não se articula nem começa num ponto nem acaba em outro, oscila. É como se se retirasse uma semana da vida desse grupo e se colasse no grande ecrã. É quase excruciante ver as quatro personagens principais andarem ignorantemente á procura de um lugar ao sol, quando nós sabemos que nunca o irão ter e só se irão despenhar no fim. Para além que o filme é o projecto mais pessoal de Martin Scorsese pois também retrata a sua juventude em Little Italy. Bom, isto tudo só para dizer que o génio de Scorsese se revelou desde o início, não no The Departed. Scorsese provou que estava num lugar de destaque da "geração de ouro" de realizadores como Steven Spielberg, George Lucas, entre outros... Os filmes que sucederam, como Taxi Driver e Raging Bull, filmes brilhantes, só o colocaram ainda mais no foco e Mean Streets foi esquecido... mas na verdade Mean Streets é o motivo que desde cedo as pessoas o associaram com filmes de gangsters e ele nunca se conseguiu livrar dessa imagem que finalmente se perpetuou com Goodfellas (Tudo bons Rapazes).

Bem, toda esta "parede de texto" foi para mostrar a minha explicação do tópico: "Martin Scorsese, realizador gangster" e também para explicar porque é que muitas pessoas, incluindo eu, vêem Scorsese como um dos génios do cinema.

Quanto ao vosso blog, posso dizer que gostei bastante do que vi até agora e continuem, acrescentem mais filmes. = )

E para me convencer que não estive aqui 15 minutos a escrever para nada recomendo-vos o:

(adivinhem...) Mean Streets!

Mean Streets, um filme único. Digo isto porque nunca vi nenhum filme sem arco narrativo, e que consiga articular a história com tamanha perfeição. Este filme merece mesmo estar presente neste blog.

Até mais, Jonas.