sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Dare Mo Shiranai

Título Original: Dare Mo Shiranai
Título em Português:
Ninguém Sabe
Realizado por:
Hirokazu Kore-eda
Actores: Yûya Yagira, Ayu Kitaura, Hiei Kimura, Momoko Shimizu, You
Data: 2004
País de Origem: Japão
Duração: 141 min.
M/12Q
Cor, Som












"Affair of the four abandoned children of Sugamo" foi um trágico acontecimento que se passou no Japão. Hirokazu Kore-eda decidiu basear-se nesta história verídica e realizar "Dare Mo Shiranai", um filme fortíssimo psicologicamente envolvendo todo o tipo de emoções para mostrar a realidade escondida da vida.

Keiko (You) é mãe de quatro filhos, dois rapazes e duas raparigas: Akira Fukushima (Yûya Yagira), Kyoko (Ayu Kitaura), Shigeru (Hiei Kimura), Yuki (Momoko Shimizu), em que todos eles têm pais diferentes. Ela aluga uma casa mostrando ao inquilino o filho mais velho, escondendo os outros três. Instala-se na casa com eles e um dia decide fugir abandoná-los para começar uma nova vida. Aqui aperecebmos de Keiko a contrariar a sua natureza, a da maternidade, deixando os filhos sozinhos a apodrecerem, para viver bem economicamente. Akira, irmão mais velho com 12 anos em cima, está encarregado de tomar conta dos irmãos. Vemo-lo a emadurecer-se, mas nunca fugindo à infãncia: procura amizades encontrando dois adolescentes. Estes dois aproveitam-se da benevolência de Akira abusando da casa e dos jogos dele. Com o tempo, deixa de haver água e gás em casa, vendo as coisas a piorarem de uma forma drástica: começam a buscar água dos parques para se sustentarem. Um dia conhecem uma adolescente bem vestida com um telemóvel na mão (levamos a crer que tem uma vida fácil) estando triste por razões familiares. Começa a passar dias com eles ajudando-os da melhor forma possível, apercebendo que existem pessoas com vidas muito mais difíceis do que a dela. Enquanto eles a vivem da forma como podem, ela entristece por causa dos problemas familiares e, por isso, não age, acreditando que não há nada a fazer em relação à situação. A cena final é uma queda em pique, não pela qualidade, mas pelos sentimentos que são despertados e é como se fosse um resumo, porque apresenta uma essência esmagadora da realidade que é transmitida ao longo do filme.

A forma como é exposto a magnificiência de "Dare Mo Shiranai" é exemplar, porque consegue mostrar um novo tipo de realismo. Este -ismo é demonstrado da seguinte maneira: para entendermos as emoções que são transmitidas da miséria envolvente, o realizador decide nas cenas criar um silêncio quase absoluto intervindo com diálogos e/ou com música, quando de facto existem, para sentirmos pegados e colados à situação e percebermos, desta forma, não o tipo de eventos, mas sim os eventos em si que acontecem na vida real. Por exemplo, no aniversário da mais jovem (faz 5 anos), ela usa uns sapatos oferecidos pela mãe (já ela se tinha desamparado os filhos) passando-o com o irmão mais velho. Andam numa rua, já de noite, ela com a cabeça direccionada para o chão com as mãos dadas ao irmão (não há música) e os sapatos produzem um som tipo "cri" à medida que ela dá um passo. Esta cena revela graça, mas sobretudo tristeza: os sapatos mais o facto de ser noite transmite esta angústia ao público investindo num silêncio absoluto para realçar a beleza do drama. Simplesmente fabuloso. Outro dos pontos altos é, mais uma vez, a banda sonora sendo determinante para a melancolia e a alegria do filme: transporta de forma eficaz e sublime os sentimentos ao público.

A miséria que encontramos faz parte da realidade e o filme apresenta-o da melhor forma possível. De certa maneira, faz lembrar um pouco a realização encontrada no "Il Gattopardo", realizado por Visconti, sendo este último baseado num romance realista. Voltando ao filme japonês, é original pelo seu estilo neo-realista, em que observamos mensagens importantíssimas do nosso dia-a-dia. É de destacar as grandes interpretações dos actores jovens (parabéns ao actor Yûya Yagisa pelo o seu prémio de melhor actor atribuído no festival de Cannes em 2004). "Dare Mo Shiranai" é, sem dúvida, um dos melhores filmes modernos que nos apresenta questões da actualidade. Absolutamente excepcional e belo.

"Guess Yuki grew" - Kyoko

Nota: 5/5

Outras Notas:
Miguel Patrício:

Azevedo:
RMC: 3/5

1 comentário:

Anónimo disse...

Trágicamente belo! Um dos melhores de 2004!