sábado, 6 de janeiro de 2007

Nochnoi Dozor

Título Original: Nochnoi Dozor
Título em Português
: Guardiões da Noite
Realizado por
:Timur Bekmambetov
Actores:
Konstantin Khabensky; Vladimir Menshov
Data:
2004
País de Origem
: Rússia
Duração:
114 minutos
M/16Q

Cor, Som






Uma super produção russa, baseada no romance de Lukyanenko. Nochnoi Dozor ou em inglês Night Watch é considerada a maior produção russa da história. Porquê?
Porque não sendo um filme de terror usa todos os artefactos e estilos que caracterizam este género.
O enredo?
Comecemos pelo principio, existem 2 tipos de seres, os humanos e os outros, já os outros podem se dividir entre Luz e Trevas, cabe a cada um escolher.
A história inicia-se muitos anos antes da acção real, na batalha que opõem as forças da luz e as forças das trevas, uma batalha demasiado equilibrada para ter um vencedor, e demasiado sangrenta para poder continuar, o que levou a que os lideres de ambas as facções, Geser, pela luz e, Savulon, pelas trevas acordassem uma trégua que definia que as duas forças se revezariam os seres da luz actuariam como guardiões durante a noite sendo designados precisamente por “Guardiões da Noite”, os das trevas, Guardiões do dia, estavam proibidos de violar a trégua.
Anos depois Anton, sublimemente interpretado por Konstantin Khabensky, dirige-se a uma bruxa para que esta lhe realize um feitiço que traga de volta a sua mulher.
Graças á intervenção dos Guardiões da noite a maldição é evitada, contudo Anton descobre que é ele próprio um outro. Escolhe a luz e torna-se também ele um guardião da noite.
12 anos depois é quando a acção arranca, Anton é destacado para uma missão contudo as coisas não correm como o planeado e um erro seu será um dos factores que fatalmente poderão levar á Batalha Final, na qual só uma das forças poderá vencer, para a evitar os Guardiões da Noite terão de agir…
Um filme que alia a fantasia a um enredo intrincado, que embora não seja muito elaborado assenta em pilares bem constituídos e interessantes.
O factor principal do filme será sem duvida a construção cénica impressionante, e sem dúvida os efeitos especiais realmente espectaculares e cativantes.
Outro dos aspectos a destacar é a particularidade das personagens, que chegam a arrancar-nos bons sorrisos, pormenores como a cordialidade entre os lideres de ambas as forças, ou a total alucinação das expressões de Anton, são apenas alguns dos factores que transformam estas personagens em algo que não esquecemos facilmente.
O primeiro de uma trilogia épica que nos oferece ficção cientifica, terror sem medo e um pequeno cheirinho a Harry Potter e Senhor dos Anéis, para quem achou que da Rússia nunca viria bom cinema.

Nota:

Outras Notas:
Miguel Patrício: 1/5
Pedro Mourão-Ferreira: 3/5
David Bernardino: 3/5

2 comentários:

Miguel P. disse...

Da Rússia, saiu um dos maiores filmes alguma vez feitos: Ivan Groznyy(Ivan o terrível, 1944) de Eisenstein. Portanto a Rússia, embora vitima da ocupação soviética até 1989 - que lhe desfavoreceu a criação de um cinema particular e próprio - conta unicamente com esta saga, e com este realizador mítico como forma de uma cinematografia global do país incompleta e, tristemente usada pelo partido comunista como propaganda do realismo soviético, algo que Hittler tambem faria com o cinema alemão.

Anónimo disse...

é um grande filme este