quinta-feira, 14 de maio de 2009

The Strangers

Titulo Original: The Strangers
Titulo Português: Os Estranhos
Realizado por: Bryan Bertino
Actores: Liv Tyler, Scott Speedman
Data: 2008
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 85 mins
M/16
Cor e Som









Na mesma linha de Vacancy, The Strangers é um filme de terror que pega numa premissa não original, mas que a aborda duma forma, aí sim, original. A história, quase toda contada em tempo real, é a dos namorados Kristen Mckay (Liv Tyler) e James Hoyt (Scott Speedman) que chegam à casa de campo da familia Hoyt, sozinhos, após virem de um casamento abençoado com bastante bebida entre outros acontecimentos. Ao chegarem a casa começam a ser aterrorizados por um grupo de gente mascarada. E é só isso, como disse inicialmente, a premissa não original e sobretudo não complexa do filme.
A forma como é apresentado, esse sim, é o ponto alto. The Strangers é um filme aterrorizante pois vai contruindo a tensão com tempo. Não tem pressas nem recorree ao truque do susto fácil, não cai em clichés do filme de terror, e mais importante ainda, não os tenta combater de forma foleira.
The Strangers é um filme lento, criticado até pelos adeptos da pipoca como sendo um filme aborrecido. É raro haver música, é sobretudo silencioso, a música só surge quando é tocada no próprio gira-discos da casa à excepção daqueles sons desordenados que por vezes se ouvem num filme do género. Outra crítica dos adeptos da pipoca é a do filme não ter nexo nem objectivo. A verdade é que The Strangers não tem clímax, ou se tem ele não leva o espectador a pular de emoção. Como já referi o terror vai-se construindo e transformando num sentimento de incómodo, "incomoda" o espectador não ver o que se passa além da personagem onde a acção está focada, "incomoda" particularmente quando as personagens se separam e apenas vemos a acção através da perspectiva de apenas uma (Kristen acaba por ser a personagem central, sendo esse o único cliché onde Bertino acaba por cair - o da personagem principal dos filmes de terror ser uma mulher, sentimento de impotência. Basta ver quando James está presente, como nos sentimos muito mais reconfortados). As cores do filme, mantendo uma palete amarelo torrado também ajuda ao desconforto dum ominoso só superado pela própria figura dos strangers, como aliás basta olhar para o cartaz.
Debruçando-me agora noutro aspecto, esta é a primeira incursão de Bryan Bertino como realizador, e para primeira experiência palmas, muitas palmas, o próximo filme Alone já está agendado para 2011.
The Strangers é um thriller de terror, de relativo baixo orçamento (apenas dois actores com relevo, ambos longe de serem superstars, um único cenário e nenhum efeito especial, apenas alguma maquilhagem). Felizmente ainda se fazem bons filmes de terror em 2009. Já tinha saudades.

Nota: 3/5

3 comentários:

Anónimo disse...

Incrivel como com 6 membros neste blog nenhum escreve há 2 meses, fora os que não escrevem há 6 meses ou mais

Anónimo disse...

Este blog chegou ao fim?

Anónimo disse...

epa, andava a navegar pela net à procura de receitas para um bom arrozinho de tomate e eis que me deparo com este blog. bom, devo dizer que adorei este filme já que superou as minhas expectativas: estava à espera de mais uma americanada mas em vez disso deparo-me com uma especie de terror psicologico que ha muito tempo nao sentia. mas os filmes de terror japoneses continuam a ser o meu terror de eleição ;) continuem a postar, bom trabalho.

sara balancho