quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Before Sunrise

Título Original: Before Sunrise
Título em Português:
Antes do Amanhecer
Realizado por:
Richard Linklater
Actores:
Ethan Hawke, Julie Delpy
Data: 1995
País de Origem: E.U.A./ Austria/ Suíça
Duração: 105 min.
M/12
Cor, Som









Se porventura encontrasses alguém no comboio com quem pudesses relacionar, o que farias? Aproveitavas ou deixavas seguir a oportunidade de poderes passar um dia inesquecível com uma pessoa especial que seria um dia único na tua vida? No caso de "Before Sunrise", filme realizado em 1995, Jesse (Ethan Hawke) decide aproveitar esta oportunidade para provar a Celine (Julie Delpy) que dentro de dez ou vinte anos, se estivesse casada, que não estaria a perder nada de novo. Pelo menos é o que ele diz.

Jesse é um americano que decidiu viajar pela Europa após de uma passagem infeliz por Espanha. Estava em rumo a Viena, onde iria apanhar o avião de volta a América, quando encontra uma francesa no comboio que também estava de regresso ao país natal. Almoçam juntos contando algumas histórias das suas vidas, até que Jesse chega ao seu destino. Nesse momento, ele decide fazer algo espontâneo: embora eles sendo pouco parecidos em termos de gostos e opiniões, convida Celine a passar o dia com ele em Viena até Jesse apanhar o avião que seria ao amanhecer: é que no fundo são pessoas que se conseguem relacionar maravilhosamente, mesmo havendo diferenças nas suas personalidades. Ela aceita e passeiam por Viena até ao amanhecer, mas à medida que se aproxima o berço do sol, dúvidas começam a criarem-se nas suas mentes se deveriam, ou não, trocar contactos para encontrarem-se de novo.

"Before Sunrise" é um "dreamworld" como afirma Jesse durante o filme. Ambos vivem uma fantasia: um dia e sómente um dia juntos que será recordado para sempre. Pelo menos é o que eles combinaram de início. Como é comum, dúvidas nascem aquando da aproximação da separação, mas isto já foi referido anteriormente. Continuando, este filme é uma conversa entre os dois: existem inúmeros tópicos de conversa, umas são histórias, outras são opiniões fundamentadas de cada um. Para além disto, há momentos que subitamente agarra ainda mais o espectador em que é utilizado música, brincadeiras e poesia para o fazer. Por exemplo, numa cena, os dois ouvem uma música em que ficam incomodados com a situação. As outras cenas deixo ao espectador descobrir, para aproveitá-las com maior intensidade. A realização é, realmente, muito boa: uma excelente amostra da cidade de noite em que consegue fundir a escuridão com as cores luminosas das ruas de Viena dando subtileza ao passeio. A banda sonora é fluida, calma que só aparece quando tem que aparecer. As interpretações dos actores são de grande nível. Ethan Hawke, um actor americano muito bem conceituado, pega no seu potencial e transfere-o todo a Jesse. Julie Delpy, uma excelente actriz francesa, pratica o mesmo com Celine (realizou recentemente "Dois dias em Paris").

Um filme especial onde entramos num mundo de fantasia soberbo. Se gostaram de "Lost In Translation", em princípio, irão gostar deste filme e reconhecer a sua qualidade.

"I feel like this is some Dreamworld we're in, you know?" - Jesse

Nota:

Outras Notas:
David Bernardino:

Sem comentários: