segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Killing Them Softly

Título Original: Killing Them Soflty
Título Português: Mata-os Suavemente
Realizado por: Andrew Dominik
Actores: Brad Pitt, Ray Liotta, Scoot Mcnairy, James Gandolfini, Ben Mendelsohn, Richard Jenkins
Data: 2012
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 97 mins.
M/16
Cor e Som








Andrew Dominik regressa finalmente após em 2007 ter realizado O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford, para muitos considerado um dos grandes filmes de qualidade desse ano e com razão, muita razão. Em Killing Them Softly, Dominik mantém Brad Pitt e troca o cenário das teias criminosas do Velho Oeste pelo das teias criminosas do Novo Oeste, isto é, da actualidade dos Estados Unidos. Não seria descabido colocar Killing Them Softly num contexto de sucessor espiritual do Assassínio de Jesse James, já que se mantêm muitos dos valores e noções já apresentados nesse filme.
Somos apresentados a uma dupla de criminosos que planeia assaltar um jogo de póker protegido pela máfia local e dá-se o mote que vai gerar uma ligação entre várias personagens à medida que Brad Pitt tenta descobrir quem foram os assaltantes.
Em Killing Them Softly é curioso o contexto político, sempre presente, através de programas de rádio ou televisão que se vão inserindo na acção do filme, que aparentemente se desenrola durante a campanha Obama vs McCain para a presidência dos Estados Unidos. É uma visão para a crise económica e social que ganha contornos nos Estados Unidos e no Mundo e que aqui na película é sublimamente explorada no que toca ao mundo do crime,  ele também afectado.
Reina mais uma vez a destreza de encaixe de imagens, de fotografia e principalmente de desenvolvimento de personagens de Andrew Dominik. Todas as personagens que surgem no filme são exploradas, evoluem, e "existem". Desde o ladrão desajeitado e nervoso Frankie, surpreendentemente interpretado por Scoot McNairy, ao assassíno republicano com valores interpretado por Brad Pitt, ao ex-assassino agora alcoólico James Gandolfini e terminando no sempre único Ray Liotta a interpretar o bode expiatório culpado do assalto.
Destaca-se ainda a qualidade de muitas das cenas do filme, com um trabalho de câmara notável a adicionar às interpretações, dando-lhes uma força rara de se ver hoje em dia, mas que de metafísico não têm nada.
Serve isto para dizer que Killing Them Softly é um filme rígido, sóbrio, limpo, frio e lento embora sempre empolgante, que está filmado de forma artística e profissional, com a excelência de, por exemplo, Haywire, embora aqui exista ainda um maior cunho de autor. É muito difícil resistir-lhe dado o facto que não tem defeitos, salvo talvez a insistência da metáfora económica sempre presente ao longo do filme, mas que é perfeitamente perdoável, não fosse esta a nossa época.
Este Killing Them Softly é um filme noir de destaque por mérito próprio, e que deve ser visto por todos os que apreciam o género, sem exageros, sem grandiosidades, apenas tudo muito bom, ponto por ponto...


Nota:  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrc1-GKcsW7Pxb33AjJSrvhTjdkGxUBvyTjTlhgRORfwWF8q25j833AW3ZufbJ9WClV2GkfAxHlwxuABz4QMsg3P6M7LMX7QgZNw_pTa1b_gAG8dGYexbNNFLuQbq_tuPYueYSFWm8Mts/s320/4stars.jpg

1 comentário:

Pedro Silva disse...

4 estrelas sem dúvida!!