quarta-feira, 1 de agosto de 2012

The Road

Título Original: The Road
Título Português: A Estrada
Realizado por: John Hillcoat
Actores: Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron, Robert Duvall, Guy Pearce, Michael Kenneth Williams, Molly Parker
Data: 2009
País de Origem: E.U.A.
Duração: 111 min.
M/16
Cor e Som
Cormac McCarthy's (autor)










Muito poucos filmes têm na sua génese uma base de sustento como The Road. Essa base é a mente de Cormac McCarthy's, tendo o livro que dá vida ao filme, sido premiado com o prémio Pulitzer. Quem não se lembra de No Country for Old Men? Criação do mesmo autor.
Não poderei fazer uma comparação do livro ao filme, enquanto adaptação, visto não o ter lido, mas enquanto filme em si, que entrega toda a sua história da forma que este o faz, esse será o principal objectivo.
Actualmente assistimos a uma entrega constante de filmes pós-apocalípticos, de fim do mundo, de fim da sociedade, da civilização, da civilidade, de fim da nossa ideia de humanidade e da própria humanidade em si, mas The Road consegue o que muito poucos conseguiram. Consegue um nova perspectiva, algo novo e surpreendente, como raramente se vê, e que quando se vê faz-nos perceber o porquê de o cinema ser mais do que uma mera projecção numa tela.
Uma catástrofe inexplicável e inominável atingiu a terra, criando uma paisagem desolada e cinzenta, um verdadeiro holocausto orgânico, onde poucos de nós restam, e os que ainda existem lutam para sobreviver, já tendo esquecido a sua humanidade enquanto qualidade. Nunca temos uma explicação concreta do que aconteceu, mas são-nos dados indícios para termos uma ideia do que poderá ter sido e das transformações que ocorreram, mas visto o filme ser em torno da relação de sobrevivência de um pai e do filho, não precisa necessariamente de ser algo muito especifico. Seguimos os passos de um pai e do seu filho, que caminham para sul, tentando encontrar algum resto de civilização e civilidade, enquanto somos arrastados por um cenário pós-apocalíptico que nos atinge de uma maneira diferente pelo visionário, brilhante, magnifico e principalmente simples e subtil trabalho de fotografia. Caminham, numa viagem pela estrada, suportando duras condições ambientais, falta de comida e abrigo, ladrões, saqueadores e canibais. O objectivo é sempre continuar em frente e sobreviver.
Na sua peculiar discrição consegue capturar o detalhe de uma realidade pós-apocalíptica, sem nome, de  horror próprio de um holocausto, e combinar o pior dos futuros com as mais profundas, genuínas  e bonitas características humanas que mantêm as personagens a lutar pela sua sobrevivência. Decompõe precisamente os pólos opostos de uma existência apocalíptica, e retira a sua força da intimidade da relação entre as duas personagens, que não têm nome, sendo referidos apenas como Father and Son. 
Mas o mais fascinante e fenomenal no filme é a actuação que Viggo Mortensen e Kodi Smit-McPhee entregam, enquanto pai e filho combinados com uma das melhores cinematografias que temos tido o privilégio de visionar. É contra a decadência que impregna, que este vinculo entre pai e filho é tão intenso, levando-os pela complexidade que acompanha não só o facto de se manterem vivos mas também da manutenção da sua humanidade e dignidade fazendo o certo e o errado perante as pessoas que encontram.
No meio das extensas paisagens nuas, cinzentas, austeras, severas, impiedosas, desoladas, mas visualmente atraentes por um lado, e por outro com mais detalhe, onde cidades inteiras estão desertas e destruídas, (com as devidas adaptações: 28 Days Later e Children of Men), Viggo Mortensen leva-nos numa viagem emocional de decisões e de sofrimento, que conseguimos viver, provando ser um dos melhores actores actualmente. Evoluiu muito desde a sua personagem de marca em "The Lord of The Rings" e cresceu para se tornar num verdadeiro profissional, num veículo de emoções, como podemos verificar pelas suas escolhas cinematográficas e principalmente pela personagem deste filme. Já não me sentia tão extasiado por um trabalho de um actor, faz algum tempo.
Kodi Smit-McPhee foi uma grande e gloriosa surpresa, carregando genuinamente nos seus ombros o peso da personagem, o peso  do sofrimento e do desconhecimento, das verdadeiras lágrimas que lhe correm pela cara nas suas melhores cenas. O tempo fará justiça a este actor que surge.
John Hillcoat introduziu uma série de flashbacks em forma de sonhos onde se vê a vida do pai e da mãe, interpretada por Charlize Theron, também sem nome, cheia de vida, cor e esperança, sendo principalmente emocionante e comovente a cena do piano e de quando a família se resume ao pai e ao filho,  excepcionalmente construidas para contrastar com a sombria, escura e terrível realidade que é aestrada.
De referir que igualmente emocionante é a cena do jantar no abrigo, da realidade mostrada a partir do viaduto destruído quando Viggo Mortensen deixa fugir alguns detalhes do seu passado e do clímax sem referir mais para não tirar o prazer do visionamento do filme.
Uma nota para o fantástico papel de Robert Duvall, um dos maiores senhores do cinema vivos e de Guy Pearce, que já nos tem habituado e que trabalhou com Hillcoat no brilhante "The Proposition".
The Road é um olhar escuro sobre o futuro, sobre a destruição da civilidade sobre a civilização e não mais do que o fim do mundo do que o fim da sociedade, onde a nossa natureza primária não reprimida é deixada ao sabor da necessidade de sobreviver, levando um pai pelo bem do seu filho, a convencer-se que a humanidade em cada um de nós apesar de tudo irá resistir. Sentimos a incerteza da condição humana, mas o triunfo que é a esperança que a relação entre estes dois seres nos transmite, em que um arrisca tudo para o outro sobreviver, que o sacrifício irá compensar, que a esperança, até para os que no caminho para a sobrevivência se perderam e já não se conseguem ajudar, ainda existe.
O compromisso com a visão sombria do livro pode mostrar-se demasiado para alguns, mas estamos na presença de um dos melhores filmes dos últimos anos. Obrigado Senhor Viggo Mortensen!

Nota: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrc1-GKcsW7Pxb33AjJSrvhTjdkGxUBvyTjTlhgRORfwWF8q25j833AW3ZufbJ9WClV2GkfAxHlwxuABz4QMsg3P6M7LMX7QgZNw_pTa1b_gAG8dGYexbNNFLuQbq_tuPYueYSFWm8Mts/s1600/4stars.jpg

Sem comentários: